Vida de Gato 001: ingestão de água pelos felinos
Os gatos em sua essência são animais predadores e possuem o hábito de caça na natureza.
Quando se alimentam de suas presas acabam também ingerindo água, que, nesses casos, é suficiente para a fisiologia felina, fazendo assim poucas pausas para ingerir água pura.
Já na vida doméstica, a oferta de alimento em sua maioria das vezes é a ração seca, porém o gato continua com seu hábito de fazer poucas pausas para ingerir água, trazendo como consequência doenças provenientes dessa baixa ingestão de líquido.
Uma boa alternativa para auxiliar na ingestão hídrica dos felinos domésticos é a introdução da ração úmida ''patês'' que irão de maneira eficaz suprir essa deficiência de água na ração seca.
Outra boa alternativa para tentar aumentar esse consumo são as fontes de água. Os gatos costumam ser bem cautelosos quando vão ingerir alguma coisa, e a água fornecida em potes são consideradas "não muito frescas" o que pode gerar uma diminuição na ingestão de água.
A fonte por sua vez, dá a sensação para os gatos de água corrente, o que automaticamente leva a um aumento na ingestão hídrica.
Também é interessante colocar vários potes de água espalhados pela casa e trocar a água pelo menos uma vez ao dia.
Lembrem-se que a falta de água nos felinos pode causar problemas renais.
Fique atento e conte com a gente!
Equipe PatPet
M.V. Graziella Guzzo
Moça Rafaela II no Centro Veterinário PatPet
Comments