Por que os pelos dos cães sujam minha casa toda? O que eu faço?
Tia Pat responde!
Antes de falarmos sobre pelos, vamos falar rapidamente sobre a pele. No sentido amplo a pele representa o limite entre o organismo e o meio externo e compreende duas estruturas: a pele no sentido estrito – estrutura queratinizada – e seus “anexos” – os pelos.
Todo pelo tem um ciclo fisiológico, como nosso próprio cabelo: o fio nasce (fase anágena), cresce/estabiliza (fase catágena) e depois é substituído por outro (final da fase telógena – início da fase anágena). As durações das fases dos pelos dependem da luminosidade na Terra.
Portanto, o pelo é naturalmente substituído por outro quando um animal está saudável.
Cada pelo tem um ciclo mais comprido ou mais curto (de acordo com o tamanho do pelo do animal). Engraçado que todo mundo acha que cachorro peludo solta mais pelo, não é bem a verdade: quanto menor o pelo do animal mais rápido ele nasce, cresce e cai, como, por exemplo, em um puguinho!!
Temos também as quedas motivadas por fatores externos, como as diferenças de temperatura (inverno e verão, por exemplo).
É importante notar que “existem dois tipos de pelos que compõem a textura da pelagem do cão”, como esclarece o especialista em pelagem canina Rodrigo Vasconcellos, “os pelos duros ou mais externos, rígidos e até mesmo grosseiros e mais longos e os pelos internos ou subpelos que criam uma camada protetora em volta do primeiro pelo; sendo que este segundo está presente somente nos cães do grupo primitivo e nos cães nórdicos”.
Nestes animais do grupo primário, para cada fio de pelo existem aproximadamente 8 subpelos, ocasionando assim uma quantidade maior de pelos espalhados pela casa.
Para cada tipo de pelagem existe uma tosa específica que preserva a estética característica daquela raça: temos tosas na tesoura, na máquina, no adaptador, Handstripping, Carding, Plucking e Rolling.
Então, se você é um tutor cuidadoso, venha conhecer o Carding!
O Carding é uma técnica indolor de escovação para cães com subpelo, feita com instrumentos específicos, para retirada destes pelos que estão por cair e fazer aquela bagunça na casa.
Tia Pat costuma dizer: se não ficar satisfeito ela vai lá na sua casa varrer!
Obviamente, existem razões não naturais para a queda de pelo (distúrbios hormonais ou endócrinos, ração inadequada, problemas de pele, estresse etc.), portanto estar em dia com a saúde do seu peludo, consultando seu veterinário, é fundamental.
Vem pro PatPet!
Comments